Pular para o conteúdo principal

Algumas duras verdades da vida adulta difíceis de digerir





Verdade seja dita, uma verdade é um fato muito difícil de engolir a depender da situação, certo?

Mas conforme o tempo passa e a vida vai seguindo nos seus trancos e barrancos, como costumamos dizer, aprendemos muitas coisas que ao conseguirmos compreendê-las, serão sempre muito úteis para nos manter estáveis, seja nossa própria autoestima como também na evolução de nossa inteligência emocional.


  • Acreditar demais no que dizem sobre você

Você já leu muito isso né? Enfim, é a primeira verdade que trago hoje para você!

Demorei muito para acreditar ou até mesmo incorporar essa frase na minha vida. Acreditava demais que eu não podia dizer para mim mesma que eu era boa em tal coisa se fulano já me disse o contrário. Acreditava que eu não podia fazer tal coisa, comprar algo que queria ou tomar uma decisão sendo que alguém já tinha me dito que isso não era para mim, que era melhor esperar ou que tal coisa não compensava ou que eu deveria seguir o conselho deles, já que eu não sabia o que era certo e/ou por ser nova (ouço isso até hoje e já tenho 26 anos 😞)

E vou te dizer, perdi muitas oportunidades, perdi de aprender muitas coisas por conta disso! (Mas aprendi no final de contas haha!)

Fiquei com medo por muito tempo e pela minha inocência achei que estava certo, que eu não ia conseguir mesmo e por isso deixei levar. A consequência? Demorei muito para poder olhar para mim pelos meus próprios olhos e não pelo dos outros e redescobrir a minha autoestima.

Não vou mentir, estou a construindo e acho que a autoestima é sobre isso mesmo, mas tenho que dizer, isso mudou toda minha percepção sobre as minhas capacidades, seja da escrita, da aparência, enfim.

Acredite mais em você e no seu potencial, por mais que sua mente não ajude, pois a primeira coisa que você ouviu foi uma crítica, não deixe que isso te influencie a desistir!


  • Acreditar que amizade/ família/ relacionamentos são para sempre

A dependência emocional é algo muito difícil de identificar por nós mesmos e nos prejudica demais!

Nesse interim, acreditamos que todos os nossos relacionamentos são para sempre, que não podem haver pausas e que tudo precisa estar exatamente como sempre foi. NÃO!! Tudo precisa mudar e vai mudar.

Seus amigos tem a vida deles e vão se afastar hora ou outra, o seu relacionamento pode não ser para sempre e está tudo bem, seus parentes vão se mudar, alguns infelizmente vão ir para sempre e está tudo bem. Não é culpa sua esse afastamento, não é culpa sua que a vida tem suas fases e está em constante mutação.

O que se precisa fazer é entender que a vida é sobre isso, lições e mudanças! E aprender que a sua vida precisa um pouco disso também.


  • Seus pais não são mais maduros ou fortes porque têm mais idade

Ao longo desses 26 anos de vida eu ainda achava que meus pais deviam ser o porto seguro dos filhos, eles que deveriam ser maduros o suficiente para se entenderem e dar suporte. Mas acontece que não é assim (mas pode ser).

Durante uma separação minha mãe desabou e eu realmente não sabia o que fazer. Meu pai envolveu todos os filhos e senti toda a bagagem em cima de mim, e eu não queria isso. Achava piamente que isso era algo que tinham que se resolver entre si. Acabou que tivemos que nos adaptar a toda uma nova situação. Eu, casada (not technicly), morando longe. Meus irmãos imaturos demais, adolescentes sem nenhuma estrutura, e meu pai, que mesmo pedindo “para sair” precisou ficar para dar suporte a minha mãe que ficou extremamente fragilizada.

Não, eles não são fortes, nem maduros o tempo todo ou porque são mais velhos, casados e tem filhos.

Eles são seres humanos que sentem e muitas vezes sentem muito mais que a gente que está aprendendo ainda a andar nesse mundão, cheio de sonhos.

As vezes é preciso desacelerar e olhar para os lados para aprender que está todo mundo, o tempo todo com problemas, e que muitas vezes, o problema é seu também.


  • Ter uma faculdade, um emprego, não garantirá seu futuro (Mas pode)

Antes mesmo do ensino médio, alguns professores já reforçavam para gente que precisávamos pensar na faculdade, e quem sabe até fazer um mestrado para garantir um bom emprego. Enfim, acabou que não era só isso no fim das contas.

A cada dia que passa vemos mais e mais vagas sendo abertas e muitas exigências sendo feitas. Já não basta ter só a graduação, curso técnico, ou o inglês, precisamos de PhD, MBA, Francês, espanhol, experiência de 5 anos só para o primeiro emprego, para se realocar….Já imagina, né?

Mas uma coisa que percebi, mesmo com 2 faculdades, diversos cursos e atividades extracurriculares no currículo e experiência até no mercado internacional, não dei sorte na realocação. Não entendo se foi por não ter indicações, ou por não ser simpática o suficiente (ou até demais, porque até então não me deram nenhum feedback), não deu certo minhas tentativas de realocação e então? Vim para internet, onde consegui trabalhos como Freela principalmente pela 99Freelas, e onde estou começando com Marketing Digital, que tem sido algo que vem me ajudando com a renda que preciso para me sustentar e ajudar meus pais.

Claro, só porque não deu certo para mim que pode não dar certo para você. Conheço muitos que conseguiram empregos por ai, mas outros também não. E por isso, estar preparado para se reinventar, é uma das maiores habilidades que você pode adquirir!


  • Estudar só o que mandam nunca será o suficiente

Acho que entra na questão anterior.

Não importa se você está no ensino médio, numa faculdade, num técnico, enfim… Estudar só a grade, as apostilas é suficiente talvez para passar nas provas, mas nunca vai ser o suficiente para te ajudar na vida.

Procure cursos que agreguem, que te façam evoluir pessoalmente e que te tragam habilidade a mais. Você pode precisar algum dia, fora que o seu conhecimento vai ser bem mais amplo!


  • Depois de ter, a perda é sim muito dolorosa, mas ás vezes é necessário

Imagina você comprar o carro ou a casa dos sonhos, do jeitinho mesmo que você sonhou… Imaginou? Pois é, era só um sonho mesmo. Doeu em você?

O mesmo quando imaginamos um relacionamento perfeito, quando idealizamos uma amizade 100% verdadeira… Infelizmente, a vida, como já comentei, está em constante mutação, e precisamos aprender que, assim como perdemos coisas, também perdemos pessoas, mas a diferença é que há muito mais sentimento envolvido e é por isso que dói tanto.

Acredito que já tenho ouvido a música “Let it go”, certo? É, é isso mesmo. Deixe ir, mesmo que seja você ir embora. Em algumas situações, o ato de alguém ou você partir (no sentido de mudar de decisão, partir para outra haha!) é a melhor decisão a se fazer.

Como eu disse, tudo muda, e mudar é bom. Se a pessoa não quer mudar junto com você para melhor, se ela já não faz parte dos seus planos futuros, se deixe ir! O mesmo é deixar que ela vá. Pode ser dolorido saber que não faz parte mais dos planos de alguém, mas será que ela fazia parte dos seus? Ou era só dependência emocional falando mais alto? Pense e repense de novo.


  • Assim como seus pais, você também vai mentir para os seus filhos (se for ter)

Já parou para pensar o porque os adultos mentem tanto para uma criança ou adolescente? Não? Talvez não devesse se preocupar tanto mesmo.

Se você já passou dos 20 e poucos com certeza sabe que parar para contar uma verdade que envolve toda uma história é cansativo certo? Então, é isso!

O fato deum pai ou uma mãe ter que explicar para uma criança ou adolescente o porque de tal coisa estar acontecendo, ou o porque tal coisa acontece, ou é um porre ou é constrangedor. Ser adulto é um fardo muitas vezes que faz nos sentirmos cansados o tempo todo, e gastar energia com isso é algo que acabam por tentar evitar. Ser uma criança é ter o tempo e energia que aquele adulto talvez não tenha mais e por isso, sabendo que você vai aprender cedo ou tarde, não tem porque saber agora.

Mas, sabendo que muitas dessas mentiras podem ajudar na ansiedade futura, seria interessante, como pais, termos mais paciência com nossas crianças e fazê-las entender o mínimo quando lhe é perguntado. Isso pode fazer com que ela aprenda a se comportar de maneira mais positiva, principalmente em relação a você, tendo mais confiança, empatia e uma estima mais alta, pois ela sabe que você também pode contar com ela.


  • Dinheiro não é tudo, mas é necessário para uma vida confortável (pense no futuro)

Acho que já passamos essa fase de dizer que dinheiro não é tudo, né?

Realmente não é tudo! Relacionamentos em geral, saúde, atitude, altruísmo, saúde mental não se compram, porém, e é um grande porém, ajudam!

Hoje para uma boa saúde, seja mental ou física, precisamos de dinheiro para um bom médico, pagar exames, enfim. O nosso SUS é incrível! E eu sou prova disso pois o suporte, ao menos da minha cidade, tem sido incrível. Mas em muitas cidades, principalmente as maiores, não é tudo 100%. Muitas vezes precisamos de um convenio e pagar suporte particular. Isso tem sido a realidade de muitos e principalmente de grávidas e idosos que muitas vezes precisam com urgência de atendimento ou exames específicos e não conseguem pela unidade publica.

Além de outros fatores. Então sim, dinheiro é preciso, e para ter dinheiro a batalha diária. Não acreditem em dinheiro fácil, em trabalhos que já começam super tranquilo e rendem milhões, mesmo num negócio rentável e próprio e preciso de muito conhecimento, testes, dedicação e muita disciplina.

Stay strong girls! You can do it!


  • Preocupação excessiva (Isso serve para todas as fases da vida) não vai te ajudar a ser ou conquistar o que você quer.

Se preocupar em excesso só vai te trazer dores terríveis de cabeça, e muitas rugas!

O melhor conselho que posso dar é, foque naquilo que você mais quer e vá devagar, sem parar, até conseguir.

A situação não está boa, você está desempregada, as contas estão atrasadas, alguém querido está doente, mora com uma família ou parente tóxico, tem que aguentar palpites na sua vida o tempo todo….. Respira bem fundo e pense ”A vida é só minha e só eu posso me atrapalhar, esse é meu caminho e vou lutar para chegar lá”.

Defina o seu chegar lá. Trace um caminho, defina passo a passo e foque só nisso. E quando digo focar só nisso quero dizer para tirar a atenção das más situações e agir para conseguir mudá-las!

O nosso maior problema está em focar no problema e não sair dele. Pensamos tanto em como resolver, ou pensamos tanto em porque estamos passando por isso que não saímos do lugar. Focar em problema é fazer ele crescer ainda mais e se não, fazer você enxergar mais problemas.

Onde você foca, cresce!

Então foque em conhecimento, foque no trabalho, foque em manter uma rotina saudável, despoluída, positiva. Vá devagar, os problemas sempre vão estar lá, mas ao menos você está fazendo algo para sair deles e eles de você.


  • Entender que respeito é mútuo sempre! Em qualquer situação, com qualquer pessoa (seja do mesmo sangue ou não)

Respeito é respeito em qualquer situação!

Dentro ou fora de casa, com uma criança, um adulto ou um idoso. Não importa, faixa etária, sexo, cor, religião, etc… Precisa haver respeito.

Não concorda, caí fora e não arruma confusão.

Não gosta, evita. Muito melhor do que acabar com um dia de uma pessoa que não fez nada para você.

Se fizerem mal, ignora, respeita a atitude e a opinião, ali você sabe que não pode mais cofiar.

Não há porque não ter respeito um com outro. Quem não tem caráter, evite os que tem. Obrigada!


Você sabe de mais alguma crença/verdade? Conta aqui nos comentários, pode ajudar muita gente!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 hábitos de mulheres de sucesso! Seja uma você também...

As mulheres bem-sucedidas têm certos hábitos que contribuem para suas realizações e crescimento pessoal. Esses hábitos as capacitam a superar desafios, atingir suas metas e levar uma vida plena. Neste artigo, exploraremos os dez melhores hábitos de mulheres bem-sucedidas que você pode adotar para aprimorar sua própria jornada rumo ao sucesso. Bora lá?! Estabeleça metas claras: As mulheres bem-sucedidas sabem a importância de estabelecer metas claras e específicas. Elas criam um roteiro que orienta suas ações e as ajuda a manter o foco no que desejam alcançar. Pense bem no que você realmente almeja e coloque nos seus planos. Seja comprar algo, fazer uma mentoria, mudar de carreira ou até mesmo ser financeiramente independente! Qualquer meta é válida!! Adote o autocuidado : Cuidar de si mesma é fundamental para o sucesso. As mulheres bem-sucedidas priorizam o autocuidado participando de atividades que promovam o bem-estar físico, mental e emocional. Elas entendem que uma men

Compreendendo porque sempre quebramos as promessas que fazemos a nós mesmos

As promessas feitas a nós próprios, quer se trate da adoção de um estilo de vida mais saudável, da prossecução de objetivos pessoais ou do desenvolvimento de novos hábitos, são feitas com a melhor das intenções. No entanto, muitos de nós acabam por quebrar constantemente essas promessas, o que nos deixa frustrados e derrotados. Compreender porque é que muitas vezes não cumprimos os nossos compromissos connosco próprios é essencial para o crescimento pessoal e para ultrapassar este ciclo de promessas não cumpridas. Expectativas irrealistas Uma das principais razões pelas quais quebramos promessas a nós próprios é a definição de expectativas irrealistas. Muitas vezes, esforçamo-nos por atingir a perfeição ou tentamos realizar excessivas coisas muito cedo. Por exemplo, decidir mudar completamente a nossa vida de um dia para o outro ou esperar resultados imediatos pode levar à desilusão e à desmotivação. É importante definir objetivos alcançáveis e realistas , dividindo-os em e

Como descobrir sua real beleza

Num mundo que frequentemente enfatiza os padrões de beleza externos, é fácil ignorar a incrível beleza que reside dentro de cada um de nós. A verdadeira beleza vai para além das aparências físicas e reside na singularidade, força e autenticidade que possuímos. Descobrir e abraçar o seu belo eu é uma viagem de auto-aceitação, amor-próprio e auto-descoberta. Abrace a sua singularidade Cada um de nós é um indivíduo único com o seu próprio conjunto de pontos fortes, talentos e peculiaridades. Abraçar a sua singularidade é o primeiro passo para descobrir a sua beleza. Em vez de se comparar com os outros ou tentar encaixar-se nos moldes da sociedade, celebre o que o distingue. Abrace a sua individualidade e reconheça que são as suas qualidades únicas que a tornam verdadeiramente bonita. Pratique a auto-aceitação A auto-aceitação é uma ferramenta poderosa no caminho para descobrir a sua beleza. Envolve o reconhecimento e a aceitação de todos os aspectos de quem é, incluindo as sua